Sobre Nós

A nossa História:

Foi durante o ano 2000, por iniciativa do nosso saudoso Professor Peter Hawkins, Ph.D. e com a participação da  Dra Ana Rita Almeida e do Dr. Agostinho Almeida, professores de Psicologia no ISMAI – Instituto Superior da Maia, que se fundou em Portugal o primeiro Instituto Milton H. Erickson no nosso país.

O trabalho de implantação do IMHEP-N, à época alojado no ISMAI, foi um trabalho árduo mas com resultados, graças à persistência e incansável dedicação da Dra. Ana Rita Almeida, hoje uma prestigiada profissional com o nome de Ana Melikian, Ph.D e actualmente co-Directora do Instituto Milton H. Erickson de Lisboa, entretanto criado.

 

Dois anos depois da sua fundação, foi assim que em 2002 a “The Milton H. Erickson Foundation  Newsletter, no seu volume 22, apresentou o nosso Instituto à comunidade dos Institutos Milton H. Erickson do Mundo inteiro.

Newsletter Vol-22-No-3_pg3.edited

 


A nossa missão:

Missão, Objectivos e Recursos

O Instituto Milton H. Erickson de Portugal — Norte (IMHEP —N) tem por missão e objectivos fundamentais divulgar o legado  incomum  do psiquiatra e psicoterapeuta Milton H. Erickson, formar psicoterapeutas e especialistas em psicoterapia e hipnose clínica ericksoniana em harmonia com os pressupostos científicos e ético-deontológicos e a cultura  de formação da Milton H. Erickson Foundation  de que somos Instituto Associado, e investigar temas e problemas que se prendem com a actividade clínica psicoterapêutica e dos especialistas em hipnose clínica ericksoniana bem assim as disfunções e patologias que afectem o bem-estar e funcionamento quotidiano das pessoas. Um outro quadro normativo de formação cientifico-profissional que seguimos com atenção e rigor é o da Ordem dos Piscólogos Portugueses (OPP), a que os membros do Directório do IMHEP – N  se orgulham de pertencer.

O IMHEP-N dispõe de um corpo docente próprio devidamente preparado, sénior e júnior, além de um conjunto de docentes convidados especializados, nacionais e estrangeiros, que ao longo do tempo irá colaborar connosco por forma a sermos cada vez mais competentes, eficazes e eficientes no domínio do treino que disponibilizamos aos psicólogos e outros técnicos de saúde devidamente credenciados que nos procurem e que estejam interessados em especializarem-se nestas áreas de actividade profissional.

Oportunamente o IMHEP -N  estabeleceu um convénio de cooperação com a Universidade Fernando Pessoa (UFP), mutuamente vantajoso, o que nos permite, por um lado, aceder a instalações, laboratórios e recursos humanos universitários e hospitalares de alta qualidade e, por outro, como contrapartida, disponibilizar os recursos formacionais e de investigação do IMHEP-N designadamente aos funcionários e alunos da UFP eventualmente interessados.

A formação que o IMHEP – N disponibiliza estrutura-se fundamentalmente em três níveis: Introdutório, Intermédio e Avançado, no quadro da qual, uma vez  atingidos os objectivos didáctico-pedagógicos preconizados, os formandos receberão o pertinente certificado de especialização.